domingo, 7 de abril de 2013

Impactos da Educação Farmacêutica Continuada - Ms. Márcia dos Angeles

Impactos da Educação Farmacêutica Continuada 
Ms. Márcia dos Angeles e Prof. Dr. Mauro de Castro

Após a realização do seu mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas PPGCF UFRGS, sob a orientação do Prof. Dr. Mauro de Castro, a aluna Márcia dos Angeles Luna Leite está iniciando doutorado na mesma instituição e sob mesma orientação, cujo título provisório é Avaliação de Impactos da Educação Continuada nas Práticas Farmacêuticas na Atenção Primária à Saúde (APS).

Como já prevê o título, o trabalho consiste em avaliar os impactos do curso "Farmacêuticos na APS: Construindo uma Relação Integral" dado aos farmacêuticos do Núcleo de Atenção à Saúde da Família - NASF - na sua vida profissional. Márcia pretende identificar as oportunidades e barreiras enfrentadas pelos profissionais para a mudança das práticas nos serviços farmacêuticos e utilizar estas informações para gerar uma nova proposta de capacitação.

Esse curso foi realizado em 2010 na modalidade à distância em parceria pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica - GPDAF -, a Secretaria de Educação à Distância da UFRGS e o Ministério da Saúde. Aconteceram 2 etapas presenciais em três edições de curso que foram em Curitiba - PR, São Luiz - MA, Recife – PE e Porto Alegre - RS. Para saber se houve de fato uma mudança no serviço prestado pelos farmacêuticos, será selecionada uma amostra entre os participantes egressos e eles serão estudados em profundidade. Assim, serão extraídas novas diretrizes para o novo modelo. A pergunta é: repetir ou reformular?

Para a conclusão do doutorado são necessários 4 anos de trabalho, cursar 36 créditos de aulas, obter proficiência em duas línguas estrangeiras e a defender a tese elaborada para uma banca examinadora.