quarta-feira, 4 de julho de 2012

DESCARTE DE MEDICAMENTOS



DESCARTE DE MEDICAMENTOS

   Com uma maior conscientização da população com relação aos riscos causados pela auto-medicação e até mesmo a preocupação com os danos ao meio-ambiente, surge uma lacuna: o que fazer com os medicamentos vencidos?

Para responder a essa demanda social, pesquisas têm sido realizadas no intuito de identificar os medicamentos que “sobram” e os que passam da validade nas farmácias caseiras. Assim é possível encontrar um melhor meio de descarte desses produtos.

Na Faculdade de Farmácia da UFRGS uma pesquisadora em especial é reconhecida pela difusão dessa linha de pesquisa, a Farmacêutica Louise Seixas. Em seu artigo “Caracterização dos medicamentos descartados por usuários da Farmácia Popular do Brasil/Farmácia Escola da UFRGS¹” o tema é abordado focando na necessidade de organização pelo SUS para o descarte adequado de medicamentos e para a necessidade de investimentos na minimização da geração desses resíduos.



Vejamos alguns pontos importantes do artigo:

Como  diminuir a sobra de medicamentos?

- Melhorando as prescrições médicas;
- Adequando as embalagens ao tratamento (entregar o número exato de comprimidos que foram receitados, por exemplo);
- Realizando uma dispensação adequada (não dispensar medicamentos diferentes para o mesmo fim, por exemplo);
- Fazendo com que o paciente entenda e realize o tratamento até o fim.

Que problemas podem ocorrer com o uso de medicamentos vencidos?

- Intoxicações;
- Falta do efeito esperado;
- Reações adversas;
- Outros.

O que o SUS faz com os medicamentos vencidos?

Ainda não há coleta seletiva para esses medicamentos em vigor no país. No entanto, existe uma legislação a respeito da ANVISA (RDC 206/2004) que aborda essa questão. Também o Conselho Nacional do Meio Ambiente fala sobre o tema na Resolução 358/2005. De acordo com essas normas, os serviços de saúde são responsáveis por todos os resíduos por ele gerados.


Como os usuários tem descartado seus medicamentos?

O descarte tem sido feito de forma inadequada no meio ambiente, aumentando a carga poluidora. A problemática torna-se pior com o descarte de antibióticos e hormônios. Nesse sentido, a Faculdade de Farmácia da UFRGS realiza, desde 2006, campanhas envolvendo alunos, docentes, a comunidade e uma empresa de gerenciamento de resíduos.

Qual o objetivo da Faculdade de Farmácia - UFRGS?

Caracterizar os medicamentos recebidos na farmácia escola. O segundo objetivo é elaborar um material impresso para esclarecimento dos usuários desta farmácia.


 
Alguns dados:

As classes de medicamentos encontrados:

- antiinflamatórios e anti-reumáticos;
- anti-histamínicos;
- analgésicos;
- antibacterianos.


Os medicamentos mais descartados:

- diclofenaco;
- dipirona;
- paracetamol associado a neuroepiléticos;
- amoxicilina;
- paracetamol.

1- Bruno Simas da Rocha, Isabela Heineck, Tânia Alves Amador, Louise M. J. Seixas, Sara Maria Gallina, Carla Salvadoretti e Paulo Eduardo Mayorga Borges. Brasília, 2011.