terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diagnóstico de comunidade como ferramenta para busca de causas de uso irracional de medicamentos - Rodrigo Silveira Pinto



A atuação profissional do farmacêutico vai muito além da produção e dispensação de medicamentos ou das análises clínicas. O perfil investigador em saúde também está presente na prática profissional como se vê no trabalho do mestrando Rodrigo Silveira Pinto. Nele o aluno faz um estudo retrospectivo sobre uma situação de saúde, buscando estabelecer as bases teóricas para realização de diagnóstico de comunidade utilizando dados da assistência farmacêutica.

Inicialmente será realizada revisão sistemática sobre métodos de diagnóstico de comunidade. Pretende-se com ela construir referencial teórico sobre intervenções realizadas pelo mestrando no município de Doutor Ulysses (PR), quando exerceu atividades de gestão da assistência farmacêutica, entre janeiro de 2010 a agosto de 2011. A partir da percepção do uso indiscriminado de anti-helmínticos, iniciou-se uma investigação do porquê desse uso irracional e o planejamento das intervenções necessárias. Analisando laudos da qualidade da água, diálogo com a comunidade, técnicos do serviço de saneamento e gestores municipais chegou-se à conclusão de que o problema estava na barreira de comunicação existente entre a comunidade e o serviço de saneamento, o qual ocasionava inadimplência, que gerava sucateamento do sistema causando perda da qualidade da água. A estratégia criada foi a reformulação da legislação do saneamento, inserindo a comunidade nas decisões do saneamento por meio da estruturação da Conferência Municipal de Saneamento e do Conselho Municipal de Saneamento, órgão este construído de forma paritária, com metade das cadeiras pertencentes a usuários e a outra metade formada por técnicos do serviço de saneamento, técnicos do serviço de saúde e gestores. Realizou-se então a 1ª Conferência Municipal de Saneamento, com a participação da comunidade, gestores, regional de saúde, profissionais de saúde e técnicos do serviço de saneamento local onde foram discutidos assuntos referentes a responsabilidades da comunidade e do serviço em oferecer um saneamento de qualidade.

A primeira análise deixa antever que o modelo biomédico de abordagem da saúde não atende a todas as situações, sendo necessário levar em consideração os determinantes sociais e ambientais da saúde na análise do consumo de medicamentos. A grande questão é como proceder para a realização dessas análises. Pode-se afirmar que de alguma forma o uso racional de medicamentos em nível individual não corresponde, necessariamente, a um uso racional de medicamentos em nível comunitário.

Para a realização desse projeto, Rodrigo que é orientando do Prof. Mauro de Castro, vai reunir documentações pertinentes a esses processos e recontar a história vivida.