terça-feira, 8 de novembro de 2011

Medicamentos Vencidos

Este projeto, coordenado pela professora Dra. Louise Seixas teve início como uma ação de extensão da UFRGS, com o objetivo de oferecer uma possibilidade para que a população pudesse fazer o descarte correto de medicamentos vencidos.

A iniciativa surgiu devido à preocupação com o meio ambiente e com a saúde da comunidade em geral, que pode ser afetada pelo descarte inadequado dos medicamentos utilizados em cada casa. Medicamentos descartados no lixo comum ou através do vaso sanitário, através do ciclo do lixo ou do esgoto, acabam contaminando o solo e a água, podendo gerar problemas de saúde em animais e humanos, por causa dos resíduos tóxicos destes medicamentos.

Assim, o projeto Descarte Correto de Medicamentos Vencidos consiste no recolhimento gratuito de medicações vencidas ou que não serão mais utilizadas, associada a uma orientação para que estes produtos não sejam descartados no lixo doméstico ou através dos esgotos, contribuindo para evitar a contaminação ambiental. Os postos de coleta, atualmente, estão localizados na Farmácia Popular e em algumas Farmácias da Rede Panvel.



O material recolhido passa por uma triagem, a fim de separar as embalagens e bulas, que são descaracterizadas e encaminhadas para reciclagem, enquanto os medicamentos, como comprimidos e cápsulas são encaminhados para aterro de resíduos industriais, onde ficam confinados, de modo que não ocorra a contaminação do solo e da água.

Além disto, o projeto também aborda o incentivo ao uso racional de medicamentos, onde um dos objetivos é que os medicamentos sejam utilizados apenas quando são realmente necessários, nas doses adequadas, e de forma eficiente, contribuindo assim para que não haja sobra de medicamentos nas casas dos usuários.



Os benefícios alcançados pelo projeto são obtidos já a curto prazo, impedindo a contaminação da água e do solo e podem ser ampliadas ainda a médio e longo prazo, na medida em que estas práticas sejam divulgadas e assimilidas.



A professora Louise Marguerite Jeanty de Seixas possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974); graduação em Farmácia Industrial e Farmácia Bioquímica- Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, excercendo atividades na Faculdade de Farmácia, no Departamento de Produção de Matéria Prima. Também atua no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias (CINTED), com educação a distância. Desenvolve pesquisas em Educação, na área de informática na educação e em Farmácia, na área de impactos ambientais causados por medicamentos e outros.



(Contato: louise.seixas@ufrgs.br)



Confira as fotos do processo de triagem dos medicamentos recolhidos!