quinta-feira, 26 de abril de 2012

Farmacognosia


O projeto da professora Sandra Rech, da Faculdade de Farmácia da UFRGS, em parceria com professores da farmacognosia, tem como objetivo o cultivo “in vitro” de plantas medicinais de interesse farmacêutico. A pesquisa consiste na coleta dessas plantas, o estudo químico,e o estabelecimento de protocolos de cultivo “in vitro”.  A fim de manter as espécies e permitir, a longo prazo, cultivá-las em grande escala.

No laboratório da professora Sandra Rech são cultivadas, “in vitro”, plantas do gênero Hypericrum e Valeriana; são aclimatizadas e cultivadas a campo aberto. Para isso, contam com o apoio dos docentes da Faculdade de Agronomia.

O projeto tem como metas, a longo prazo, possibilitar a produção de medicamentos fitoterápicos com plantas nativas do Sul do Brasil.

A professora Sandra Rech possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Biologia Molecular - The University of Manchester Institute of Science and Technology (1990) e estágio no Institute of Cell and Molecular Biology (Edinburgh, 1993). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Tecnologia de Fermentações, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização da obtenção de biomassa de espécies nativas do RS (Hypericum, Valeriana) e modulação do metabolismo secundário.