domingo, 25 de março de 2012

Análise Química e Biológica de Plantas Medicinais e Tóxicas


Análise Química e Biológica de Plantas Medicinais e Tóxicas



O projeto da professora Miriam Apel é baseado no estudo dos óleos voláteis. Os óleos voláteis são os principais odoríferos encontrados em várias partes de plantas. Como evaporam quando expostos ao ar em temperaturas comuns, são chamados óleos voláteis, etéreos ou essenciais. Este último termo é utilizado porque os óleos voláteis representam "essências" ou componentes odoríferos das plantas. Nessa pesquisa faz-se a análise da composição química, utilizando a técnica de cromatografia a gás, e a avaliação de algumas atividades biológicas desse óleo, utilizando ensaios in vitro. Entre essas atividades podemos citar os anti-inflamatórios, antimicrobianos e mais especificadamente antifúngicos.

O projeto é baseado na utilização de plantas nativas do Rio Grande do Sul para extração dos óleos voláteis. Algumas destas plantas são utilizadas popularmente e, a partir desta informação investiga-se a atividade farmacológica das plantas. Assim, busca-se verificar a possibilidade de confirmar o uso tradicional com base na confirmação to potencial farmacológico desenvolvido no laboratório. Além disso, é testada a toxicidade das plantas para conhecer quais as doses seguras para utilização.

A professora Miriam Apel possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) , especialização em Industria de Medicamentos/Faculdade de Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) , especialização em Toxicologia Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Farmacognosia. Tem experiência na área de Farmácia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Plantas medicinais, Óleos voláteis, Cromatografia à gás, Atividade antimicrobiana, Atividade anti-inflamatória.



( Contato: miriam.apel@ufrgs.br )