quarta-feira, 6 de março de 2013

Iniciação Científica - Juliana Abdalla

Iniciação Científica - Juliana Abdalla

A aluna Juliana Abdalla atua no Centro Bioanalítico de Medicamentos, realizando trabalho de farmacocinética, com a orientação da Profª Drª Teresa Dalla Costa e nos conta um pouco de sua experiência como bolsista de Iniciação Científica (IC). Juliana já é IC há quase 2 anos, já fez extensão e está no atual projeto há menos de um mês. Essa é a terceira vez dela como bolsista e no atual laboratório é onde pretende permanecer.

Juliana diz que há diversas oportunidades de bolsa divulgadas pela própria faculdade. A sua atividade atual envolve o desenvolvimento de métodos para um projeto de doutorado, que ela está acompanhando desde o início, e juntamente com a doutoranda faz várias análises e lida com diferentes equipamentos. A essa última função ela atribui a maior dificuldade da atividade, pois os equipamentos são complexos, exigem atenção, cuidado e responsabilidade.

A integração com o laboratório e o trabalho, ela considera tranqüilo. Quando os orientadores acompanham a atividade desde o início as coisas ficam mais fáceis, mas nem todo laboratório tem essa disponibilidade. Normalmente o aluno precisa de 20 horas semanais para cumprir sua rotina, mas isso depende do fluxo de trabalho. Já houve situação em sua trajetória de IC em que precisou realizar experimentos em finais-de-semana, mas é raro.

Sobre estar na iniciação, a aluna considera bom porque é uma das atividades em que mais se aprende sobre o curso e também porque ajuda nas disciplinas que se está estudando: o conhecimento teórico é colocado em prática. Ela acredita que, enfim, encontrou o local onde quer trabalhar até o fim do seu curso, pois gosta bastante do que está fazendo.