sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Uso de Opióides em Crianças



   O aluno Gabriel Rodrigues Martins de Freitas está concluindo seu mestrado em Ciências Farmacêuticas na UFRGS, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Isabella Heineck. O título de sua pesquisa é "Conhecimento e percepção (atitude) dos profissionais da saúde acerca do manejo da dor e uso de opióides na pediatria".

   A pesquisa surgiu do questionamento do Dr. Cláudio Galvão, na época oncologista do HCPA sobre o uso de medicamentos opióides ser mais aceito em crianças com câncer do que em crianças com outras patologias. Gabriel passou então a pesquisar sobre o tema e tentar descobrir o por quê do preconceito dessa indicação terapêutica dentro do próprio HCPA com profissionais ligados a pediatria dentro da UTI Pediátrica, da Oncologia Pediátrica e da Pediatria. Os profissionais de enfermagem, medicina e farmácia (122 ao total) responderam um longo questionário que avaliava a percepção e o conhecimento técnico deles a respeito de opióides utilizados por crianças. O trabalho com os questionários durou cerca de 3 meses e a maior dificuldade foi conseguir pessoas dispostas a responder suas questões.

  Os resultados dessa pesquisa poderão ser conferidos na publicação do artigo que Gabriel está acabando de escrever. O trabalho deverá ser apresentado até março pelo aluno e passar pela banca de avaliação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário