terça-feira, 26 de março de 2013

IC em Histofisiologia Comparada - Otávio Américo Augustin


   As atividades dos alunos na iniciação científica são muito diversificadas. Para conhecer melhor a rotina deles, vamos falar do trabalho de alguns deles. Começando a série de matérias, foi entrevistado o aluno Otávio Américo Augustin, bolsista do laboratório de Histofisiologia Comparada, que fica no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) – UFRGS.
 
   Ele participa de um estudos vinculados ao PPG de Neurociências que investigam os mecanismos de lesão do sistema nervoso em desenvolvimento em ratos Wistar do período pré, peri ou pós-natal, sob a orientação da Prof Dra Simone Marcuzzo. O foco é buscar estratégias neuroprotetoras e terapêuticas que previnam a perda de função e a progressão da patologia observada. Otávio participa de atividades teóricas, como os seminários do laboratório e irá apresentar seu estudo no Salão UFRGS 2013. Já nas atividades práticas, lida no manejo dos animais. Entre as tarefas que executa estão:
 
- realizar testes comportamentais e motores;
 
- fazer gavagens (introdução de cânula no esôfago para medicar via oral);
 
- preparação e análise de lâminas histológicas, preparadas utilizando várias técnicas, como a imunohistoquímica;
 
- participação dos seminários do laboratório, momento em que são apresentados e discutidos os resultados obtidos nos estudos realizados pelo grupo de pesquisa, bem como são discutidos artigos científicos publicados por outros grupos de pesquisa.
 
   A iniciação científica, como se pode ver, propicia ao aluno o contato com as atividades de pesquisa e expansão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, enriquecendo o currículo e a atividade universitária, além de contribuir para a formação de futuros pesquisadores.
 
   Otávio também é monitor voluntário da disciplina de Histologia, participou da última gestão do Diretório Acadêmico da Faculdade de Farmácia -DAFF UFRGS- e é o atual coordenador da Semana Acadêmica de Estudos Farmacêuticos -SAEF - 2013.

SEMINÁRIO TEMÁTICO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: A PESQUISA NA UFRGS


Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, através da Divisão de Iniciação Científica, o Seminário Temático: “A pesquisa na UFRGS” abordará a pesquisa e a produção de conhecimento na Universidade e que resultados elas têm a oferecer.

Palestrante: José Carlos Frantz
Possui mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (1997). Realizou programa de Pós-Doutorado em Metalogenia e Modelamento de Depósitos Minerais na University of Western Australia (2001-2002). Trabalhou na Paranapanema (1978-1979), no Departamento Nacional da Produção Mineral (1980-1986), professor da Unisinos (1982-1987) e é professor do Instituto de Geociências da UFRGS desde 1982 atuando no Programa de Pós-graduação em geociências desde 1998. Foi Diretor do Centro de Estudos em Petrologia e Geoquímica (2003-2004) e Diretor do Instituto de Geociências (2005-2012) da UFRGS. Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa da UFRGS.

Data: 28 de março (quinta-feira)
Para facilitar a participação, esta atividade será realizada em duas edições.


Horários e Locais:
10h às 11h30min
Auditório do Instituto Latino Americano de Estudos Avançados – ILEA
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio: 43322 | Campus do Vale

ou

16h às 17h30min
Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas
Av. João Pessoa, 50 | Campus Centro


Inscrições:
Entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia. A presença será registrada no local para posterior emissão de atestado de participação.


Mais informações:
Pró-Reitoria de Pesquisa | Divisão de Iniciação Científica
Telefones: 3308 3209, 3308 3766 e 3308 4178