sábado, 13 de outubro de 2012

84 CoNEEF


   Estou escrevendo diretamente da cidade de Ceilândia - DF, onde estão ocorrendo parte das atividades do 84 CoNEEF.  E, dessa vez, essa texto sai a quatro mãos. Está colaborando a nossa colega e uma das coordenadoras do DAFF Isis Petry.

   O que é o CoNEEF? O Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia é um encontro dos diretórios e centros acadêmicos de todo o Brasil (das faculdades de Farmácia), realizado trimestralmente obedecendo a um rodízio regional para que o maior número possível de instituições possam participar das discussões.

  O que acontece no CoNEEF? Durante o encontro é proporcionada a integração dos estudantes de Farmácia, a discussão de assuntos relacionados às políticas de saúde no Brasil, às políticas ligadas ao setor farmacêutico e às questões relacionadas ao ensino e pesquisa nas faculdades brasileiras. Além disso, por fazer parte do Movimento Estudantil, também são suscitadas questões de cunho social.

   Por que é importante participar do Movimento Estudantil? Porque os movimentos estudantis costumam ter um papel importante nas questões sociais, nas questões políticas e econômicas, complementando a formação integral do cidadão. Uma vez inseridos nessas discussões, o estudante desenvolve autonomia e senso crítico para tomar posições conscientes e que podem melhorar as condições de vida da sua comunidade.

   Quem patrocina esses eventos? A comissão local do evento recolhe os valores de inscrição dos alunos participantes e promove o evento em parceria com a ENEFAR (Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia). Os próprios Centros e Diretórios Acadêmicos patrocinam a ida de seus membros ao CoNEEF, mas existe a importante participação de outras instituições para viabilizar a viagem dos alunos às cidades onde o evento ocorre. É o caso da AFARGS, do Sindicato dos Farmacêuticos do RS e do CRF-RS (que patrocinaram a ida dos membros do DAFF – Diretório Acadêmico da Faculdade de Farmácia a Brasília). Ou seja, as instituições representativas da classe farmacêutica acreditam na relevância desse tipo de encontro e incentivam a participação dos futuros profissionais.

   A seguir, foto de uma das plenárias do evento, na UnB - Campus Darcy Ribeiro: