terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nanotecnologia

As pesquisas desenvolvidas pelo professor Ruy Beck, da Faculdade de Farmácia da UFRGS, tem como tema principal a Nanotecnologia. Os trabalhos sob sua orientação estão focados na nanoencapsulação de fármacos e ativos cosméticos visando contornar algumas de suas limitações ou melhorar as suas propriedades farmacológicas e/ou farmacotécnicas. Entre os fármacos em estudo destacam-se os anti-inflamatórios, antitumorais, antioxidantes e fármacos destinados a tratamentos cutâneos.


A nanotecnologia tem caráter multidisciplinar e está principalmente fundamentada na manipulação, caracterização e desenvolvimento de materiais na escala nanométrica. Especificamente na área das Ciências Farmacêuticas, entre os seus principais focos encontra-se o aumento do índice terapêutico de fármacos, trazendo benefícios para a população, pois pode permitir a redução de doses, de efeitos colaterais, da toxicidade, e ainda, aumentar a resposta terapêutica. Esses efeitos são possíveis pelo direcionamento do fármaco ao seu local de ação, que pode ser obtido pela nanoencapsulação. Desta forma, as pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Ruy Beck abordam desde o desenvolvimento destes nanomedicamentos até a avaliação da eficácia da nanoencapsulação em experimentos biológicos ou in vitro, abrangendo principalmente as etapas de produção e caracterização das partículas. No caso de uso dermatológico ou cosmético, uma das etapas mais importantes dos estudos baseia-se na avaliação da permeação cutânea do fármaco nanoencapsulado, ou seja, a determinação das quantidades de fármaco que atingem as diferentes camadas da pele. Além disso, os estudos do Prof. Ruy Beck também visam o desenvolvimento de formas farmacêuticas finais contemplando esses nanossistemas, como um estudo recentemente publicado sob sua coordenação, onde foi demonstrada a viabilidade de produção de comprimidos contendo um fármaco nanoencapsulado utilizando um processo de granulação à úmido, o qual é amplamente empregado pela indústria farmacêutica.


O professor Ruy Carlos Ruver Beck é farmacêutico industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), Mestre em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Produção e Controle de Medicamentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com formação na área da Nanotecnologia (mestrado e doutorado) e experiência na área de Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos, seus projetos de pesquisa estão focados no desenvolvimento farmacotécnico de produtos nanoestruturados para administração de fármacos e moléculas de interesse biológico e cosmético, caracterização físico-química de produtos farmacêuticos e validação de métodos analíticos. Recentemente foi um dos editores do livro Nanocosmetics and Nanomedicines: New Approaches for Skin Care. É revisor de 23 periódicos científicos e membro da associação brasileira de ciências farmacêuticas (ABCF). Atualmente é vice-diretor da Faculdade de Farmácia da UFRGS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário