domingo, 9 de outubro de 2011

Controle de Qualidade De Medicamentos



A professora Elfrides Eva S. Schapoval tem como tema principal de sua pesquisa o controle de qualidade de matérias-primas e especialidades farmacêuticas. Este tema é de grande relevância, visto que a qualidade é uma característica fundamental dos medicamentos oferecidos à população, devido à extrema importância da garantia de segurança e sucesso terapêutico na melhoria da qualidade de vida do paciente.
Os projetos da professora Elfrides Eva S. Schapoval são estruturados para estudos de controle de qualidade físico, físico-químico químico e biológico de medicamentos; desenvolvimento e validação de métodos analíticos para o controle de qualidade de medicamentos; estudos de estabilidade de fármacos e medicamentos, tanto de substâncias novas de origem sintética quanto de substâncias já utilizadas na terapia humana. Para isso, são utilizados diferentes métodos de análise e desenvolvimento de diversas especificações.
Dentre o objetivo do controle de qualidade está a obtenção de medicamentos mais eficazes, menos tóxicos e mais estáveis e, principalmente, a garantia do conteúdo da substância ativa nas especialidades disponíveis no mercado.
A professora Elfrides Eva Scherman Schapoval recebeu ,em 2009 ,o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1954); doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo- Ribeirão Preto (1974). Atualmente, é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; membro da Comissão da Farmacopéia Brasileira ANVISA- MS, consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; consultor científico ad doc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e atua principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, quality control, estabilidade,stability, microbiological assay, validation.










Um comentário: